8 etapas para fazer marketing de sua empresa

8 etapas para fazer marketing de sua empresa

  1. Realizar pesquisas de mercado
  2. Crie um perfil de seus mercados-alvo
  3. Identifique sua proposta de venda exclusiva
  4. Desenvolva a sua marca comercial
  5. Escolha seus caminhos de marketing
  6. Defina suas metas e orçamento
  7. Cultive seus clientes leais
  8. Monitore e analise

Realizar pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é uma parte fundamental do desenvolvimento de sua estratégia de mercado. Trata-se de coletar informações que fornecem uma visão sobre o pensamento, os padrões de compra e a localização de seus clientes. Além disso, a pesquisa de mercado também pode ajudá-lo a fazer uma previsão inicial de vendas, monitorar as tendências do mercado e ficar de olho no que a concorrência está fazendo.

Saiba mais sobre pesquisa de mercado .

Crie um perfil de seus mercados-alvo

Tentar promover seu produto ou serviço para todos pode ser caro e ineficaz. Agrupar ou segmentar seus clientes potenciais com base em certas características ajudará a concentrar seus esforços de marketing.

Geralmente a segmentação é baseada em fatores como:

  • geografia – localização
  • dados demográficos – idade, sexo, nível de educação, renda, ocupação
  • comportamento – lealdade, atitude, prontidão para comprar, taxas de uso
  • estilo de vida – classe social, personalidade, valores pessoais.

Seu mercado-alvo deve ter necessidade de seu produto ou serviço e estar disposto a pagar por sua oferta.

Identifique sua proposta única de valor (PUV)

O PUV é a única razão pela qual seus clientes compram de você e não de seus concorrentes – é o que faz sua empresa se destacar da multidão. É importante definir o que você faz de forma diferente e ser capaz de transmitir isso aos clientes em potencial. Normalmente, isso reflete seus conhecimentos ou habilidades especiais.

Seu PUV pode estar tendo uma oferta nova ou exclusiva ou prestando um serviço excepcional. Comece a desenvolver seu PUV respondendo às seguintes perguntas:

  • O que você mais ama em seus produtos e serviços?
  • Que habilidades ou conhecimentos especiais você possui?
  • O que faz seus clientes virem até você em vez de seus concorrentes?
  • Como seus clientes se beneficiam com a compra de seus produtos ou serviços?
  • Quais aspectos você geralmente destaca ao descrever sua empresa para estranhos?

Desenvolva a sua marca comercial

Cada empresa, independentemente do tamanho, provavelmente precisará de uma marca. Uma marca é mais do que um logotipo, cor ou slogan. Uma marca bem articulada conecta-se emocionalmente com seus clientes-alvo e transmite quem você é, o que você representa e o que pode oferecer.

Escolha seus caminhos de marketing

Embora existam muitos disponíveis, considere seu público-alvo ao determinar qual usar.

As opções incluem um site de negócios, mídia social, blog, brochura e folhetos, eventos de networking, publicidade impressa, boca a boca, ligações frias e envio de cartas.

Defina suas metas e orçamento

As metas de marketing o ajudarão a definir o que deseja alcançar por meio de suas atividades de marketing. Seus objetivos devem ser SMART: s ESPECÍFICOS, estou ensurável, um ttainable, r Elevant e t -based ime.

Você também precisará alocar um orçamento para suas atividades de marketing. Seu orçamento de marketing deverá incluir elementos como:

  • desenvolvimento e manutenção do site
  • estratégia de otimização de mecanismo de busca
  • design de branding
  • impressão de material promocional (cartões de visita, brochuras, sinalização, etc)
  • propaganda
  • doações e patrocínios
  • empregar pessoal para realizar atividades de marketing.

DICA: Como regra geral, você deve gastar entre três e cinco por cento de seu faturamento anual real ou esperado em marketing. Se o seu negócio for novo, pode ser necessário alocar mais fundos inicialmente para construir o perfil do seu negócio.

Saiba mais sobre como desenvolver um plano de marketing .

Cultive seus clientes leais

Seus clientes são a chave do seu sucesso, por isso é importante cuidar deles e incentivar a fidelidade. Fornecer um atendimento ao cliente excepcional pode fazer com que as pessoas voltem e diferenciá-lo de seus concorrentes.

As estratégias para construir a fidelidade dos clientes incluem:

  • comunicar-se regularmente com os clientes por meio de mídias sociais, blogs ou e-news
  • fornecer acompanhamento pós-venda
  • cumprindo suas promessas
  • indo a ‘milha extra’ e fornecendo benefícios que excedem as expectativas iniciais
  • usando feedback e reclamações como uma oportunidade para melhorar os serviços
  • ouvindo clientes
  • treinamento de equipe em atendimento ao cliente e processos básicos de vendas.

Monitore e analise

É importante monitorar e revisar regularmente suas atividades de marketing para determinar se estão atingindo o resultado desejado, como aumento nas vendas. Inicialmente, você deve revisar seu plano de marketing a cada três meses para garantir que suas atividades estejam apoiando sua estratégia. Assim que seu negócio se tornar mais estabelecido, revise seu plano ao lançar um novo produto ou serviço, se um novo concorrente entrar no mercado ou se surgir um problema que afete seu setor.

As atividades de monitoramento podem incluir a revisão de seus números de vendas regularmente (mensalmente) ou o monitoramento da atividade do cliente durante uma campanha publicitária. Você também pode acessar e revisar ferramentas analíticas gratuitas para determinar a eficácia de suas campanhas de mídia social ou site.

Saiba mais sobre marketing digital .

Mais Informações

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  • Desenvolva um plano de marketing para as suas mídias sociais.
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